Melhor avaliação e cig

Desafios com grandes dados
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Grandes dados estão surgindo como uma nova moeda mundial. Esta forma de dados digitais, gerados quase automaticamente pelas interações on-line de pessoas e produtos e serviços, cria uma riqueza de informações constantemente atualizadas que podem ser usadas para apoiar a tomada de decisões e ajudar no monitoramento e avaliação. Esta semana, analisamos algumas das formas como os Grandes Dados estão sendo usados na avaliação e levantamos algumas questões sobre as implicações desta forma emergente de informação - questões que serão exploradas mais adiante em um seminário público na Universidade RMIT na próxima semana.
Grandes dados referem-se a dados que são tão grandes e complexos que os métodos tradicionais de coleta e análise não são possíveis. A quantidade e variedade de grandes dados tem aumentado exponencialmente durante a última década. Eles podem vir de fontes como serviços de telefonia móvel ou banco pela Internet, conteúdo da web como notícias, interações em mídias sociais e histórico de buscas. Também pode ser produzido por sensores físicos, como imagens de satélite e informações de tráfego (ver PNUD 2013).
Evolução dos grandes dados
O IPC-IG desenvolve projetos de pesquisa, estudos, políticas, publicações e cursos que contribuem para o crescimento inclusivo nos países em desenvolvimento. Os projetos são desenvolvidos em cinco áreas temáticas principais: proteção social, políticas de redução da pobreza; crescimento inclusivo; desenvolvimento sustentável; e inovação tecnológica.
Transferência universal de renda na América Latina e no Caribe (ALC); as vulnerabilidades e necessidades da população afegã; proteção e promoção do emprego na ALC rural; novos projetos e o último episódio da série podcast sobre imposto sobre a riqueza.
O IPC-IG é um fórum global de diálogo internacional sobre políticas inovadoras de desenvolvimento, orientado por um acordo de parceria entre o Governo do Brasil, representado pelo Ministério da Economia e o Instituto Brasileiro de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). O mandato do IPC-IG é promover a produção e disseminação de estudos e recomendações políticas, o intercâmbio das melhores práticas em iniciativas de desenvolvimento e a expansão do diálogo entre países em desenvolvimento.
Quais são os fatores que ajudaram na evolução dos grandes dados
O Conselho Estadual de Educação aprovou as definições e normas revisadas de deficiência (ou seja, os procedimentos de avaliação necessários e os participantes da avaliação). As mudanças entram em vigor a partir de 1º de julho de 2017. A seção "Avaliação e Elegibilidade de Deficiência" abaixo fornece links para definições e padrões passados e atualizados. Um documento de comparação de padrões de deficiência pode ser encontrado aqui.
Para avaliações iniciais, se o consentimento for obtido em ou após 1º de julho, o distrito escolar deve seguir os novos padrões de avaliação. Para os estudantes que estão sendo reavaliados, a equipe não deve assumir automaticamente a necessidade de uma reavaliação completa devido a uma mudança nos padrões de deficiência. A elegibilidade anterior do estudante deve ser honrada, e a equipe deve seguir os procedimentos normais de reavaliação para determinar as necessidades de avaliação.
A Tennessee School for the Deaf em Knoxville (TSD), a West Tennessee School for the Deaf (WTSD) em Jackson e a Tennessee School for The Blind em Nashville (TSB) estão disponibilizando recursos, pessoal especializado e instalações para auxiliar os sistemas escolares locais na avaliação de alunos com deficiências auditivas e/ou visuais complexas ou severas. Serviços de avaliação e consulta estão disponíveis para LEAs que não possuem especialistas apropriados para fornecer avaliações adequadas e/ou que necessitam de assistência para fornecer a intervenção apropriada.
Características dos grandes dados
Como escrevi em um post anterior, a avaliação pode ser bastante frustrante quando todo o seu esforço e trabalho não leva realmente a nenhuma mudança significativa nas práticas futuras. Por que as avaliações não são utilizadas? Um novo relatório "A Utilização das Avaliações" (pdf) da ALNAP lança alguma luz sobre este assunto. Embora se concentre no setor humanitário, o relatório tem alguns pontos que se aplicam a todos os tipos de avaliações. Achei interessantes os seis fatores de qualidade que o autor identifica que contribuem para os resultados de uma avaliação que está sendo utilizada, notadamente:
Ao passar por esses seis fatores, posso ver onde enfrentei obstáculos em avaliações anteriores, notadamente os pontos 2 e 5. Acho que o envolvimento das partes interessadas é muitas vezes difícil, assim como o estabelecimento de planos de acompanhamento - muitas vezes vem como um pensamento posterior. Certamente, algum fator a ser considerado por todos os avaliadores.